Zumbidos nos ouvidos
Ouvir constantemente um barulho de zumbido, é uma sensação mais comum do que possa imaginar. O zumbido no ouvido não é uma doença, mas um sintoma que pode estar associado a diversas causas diferentes.
O zumbido é caracterizado como um som percebido dentro dos ouvidos e que causa um extremo incómodo, levando a dificuldades para dormir e irritabilidade.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 20% da população mundial tem algum grau de deficiência auditiva e sofre com o zumbido.
Algumas das causas mais comuns para o surgimento do zumbido são:
- Perda auditiva.
- Exposição frequente a sons altos.
- Demasiada cera acumulada no ouvido e infeções das vias aéreas superiores,
- Alterações metabólicas e hormonais.
- Maus hábitos alimentares, tabagismo, cafeína e bebidas alcoólicas.
- Problemas de circulação, tumores, lesões na coluna cervical, alterações da articulação têmpora-mandibular, bruxismo.
- Ansiedade, stress e síndrome do pânico.
Apesar das diversas causas, na maioria das vezes, os zumbidos são provocados por perdas na audição, causadas tanto por exposição a sons muito altos ou até mesmo pelo próprio envelhecimento, por isso, é mais comum em idosos. Assim, o mais importante é procurar um médico especializado e descobrir a causa dos zumbidos.
Atenuar e prevenir os zumbidos
Não existe cura para o zumbido, mas existem formas de o controlar e reduzir o impacto que tem na sua vida.
Tratamentos
O tratamento para o zumbido no ouvido depende da causa que originou esse sintoma e pode incluir medidas simples e mais complexas:
Nas medidas mais simples podemos apontar:
– Remoção de um tampão de cera que pode estar a obstruir o ouvido.
– Uso de antibióticos para tratar uma infeção que pode estar a causar este desconforto.
– Uso de suplementos alimentares que atuam na circulação periférica do ouvido interno, melhorando a circulação e com isso o aporte de sangue ao ouvido, melhorando os sons (zumbidos). Veja aqui.
Medidas mais complexas e completas
Medicamentos
Toma de alguns tipos de antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e análogos-histamínicos podem ser receitados em casos onde há alguma alteração bioquímica associada.
Aparelhos auditivos
as pessoas cujo zumbido está relacionado à perda auditiva geralmente sentem-se menos incomodadas, se utilizarem um aparelho auditivo, isto porque eles tornam os sons externos mais claros e altos, o que ajuda a tornar o zumbido menos percetível.
Terapias
Uso da terapia de reciclagem do zumbido (TRT), biofeedback, terapia cognitivo comportamental e técnicas de relaxamento também podem ajudar. Algumas dessas técnicas procuram encobrir ou “mascarar” o zumbido nos ouvidos através da música ou usam dispositivos que treinam o cérebro do paciente para não ouvir mais o zumbido.
Tratamento odontológico
Quando a causa do zumbido é por distúrbios mastigatórios ou da articulação temporomandibular.
Terapias alternativas
- Acupuntura: os acupuntores defendem que, para tratar o zumbido no ouvido, é fundamental avaliar o pescoço e a coluna cervical do indivíduo pois, muitas vezes, o problema não está no ouvido em si, mas numa má circulação sanguínea em toda esta região;
- Técnicas de relaxamento: podem ser úteis para melhorar o padrão do sono, diminuir e ansiedade e diminuir a tensão nos músculos da cabeça e pescoço;
- Musicoterapia: o desenvolvimento de tratamentos musicais compatíveis com o gosto musical de cada pessoa, podem ajudar a diminuir a sensação do zumbido, sendo capazes de aliviar a perceção do som incómodo.
- yoga e meditação por exemplo, podem ter a sua importância, já que o stresse e a ansiedade são importantes fatores desencadeadores do zumbido.